Como Melhorar o seu Tom


  1. 1
    Sente-se com as costas retas. Na verdade, é mais fácil tocar com um bom tom de pé. Certifique-se de que suas costas estejam eretas, evitando uma má postura. Vire o corpo em um pequeno ângulo para que você não tenha que torcer o pescoço para conseguir ver bem a estante de música.
  1. 2
    Mantenha a flauta erguida. Você provavelmente já deve ter escutado isso milhares de vezes, mas manter a flauta muita baixa pode afetar seu tom. Deve-se mantê-la cerca de 20 ° para baixo da linha paralela. Ao mantê-la um pouco mais baixa, você limita a área do estômago e não consegue respirar adequadamente ou dar apoio ao tom. Se mantê-la um pouco mais alta, causará tensão no braço direito. (Sinto muito flautistas de fanfarra)..
  2. 3
    Equilibre a flauta. O equilíbrio está relacionado com a postura correta, mas não é a mesma coisa. Existem três pontos de equilíbrio ao segurar uma flauta: o queixo, polegar esquerdo e o polegar direito. O porta-lábio deve ficar no espaço entre o lábio e o queixo e você deve sentir uma leve pressão na gengiva inferior. A flauta deve ficar apoiada acima da articulação mais baixa do indicador esquerdo, acima do local onde a palma e o dedo se unem. A flauta deve ficar apoiada na ponta do polegar direitodebaixo ou apenas um pouco atrás da flauta, entre as sapatilhas Fá e Mi. Seu dedinho direito deve ser posicionado naturalmente na sapatilha do Mi bemol.[1] Quando pôr-se nessa posição, você deve sentir que está bem natural e a flauta deve "flutuar", permitindo que você produza um som ressonante.
  3. 4
    Respire corretamente. Respire profundamente com a barriga, não com a parte superior do tronco, antes de tocar. Você deve conseguir ver sua barriga expandir.
  4. 5
    Ouça seu tom. Talvez você mesmo(a) possa fazer os ajustes necessários. Pense em produzir um som ressonante e cheio. Imagine que você está fazendo toda a flauta vibrar.
  5. 6
    Lembre-se de apoiar a corrente de ar. Notas afinadas sempre soam melhor, principalmente quando estiver tocando em grupos ou conjuntos.
  6. 7
    Modele os lábios. Deixar o buraco dos lábios menor pode ajudar a produzir um som melhor. A corrente de ar fica mais direta e não é necessário usar a mesma quantidade ar. Por outro lado, procure não deixar o buraco muito pequeno, senão pode cortar o fluxo e criar um som forçado ou com ar.
  7. 8
    Tenha em mente que, em certas notas, um tom melhor virá com o tempo e familiaridade. Enquanto você se familiariza mais com notas mais graves e mais agudas na flauta, seu tom melhorará nelas também. Mas, não presuma que o tempo resolverá tudo. Também é necessário praticar!
  8. 9
    Use vibrato em notas mais longas. O vibrato é uma técnica na qual o flautista oscila seu som bem rápido. Finja como se estivesse sussurrando "ha, ha, ha" e tente tocar uma nota.[2] Pode não parecer natural no começo, por isso pratique até ficar natural e constante. O vibrato é uma boa técnica que deixará notas mais longas mais interessantes e também disfarçará inconsistências na afinação. A velocidade do vibrato depende do efeito que o flautista gostaria de atingir; um mais rápido geralmente representa um sentimento mais intenso, enquanto que um mais lento é mais relaxante.
  9. Imagem intitulada Western concert flute 2 9391
    10
    Leve sua flauta a um profissional regularmente. Uma flauta que funciona melhor tem um tom melhor. Se a cortiça de afinação estiver fora do lugar, uma sapatilha estiver vazando, as hastes estiverem desalinhadas ou se a flauta estiver danificada de alguma outra forma, isso afetará negativamente seu tom. Até certo ponto, você pode solucionar problemas por conta própria — sapatilhas grudentas ou parafusos soltos — mas para a maioria dos problemas, o melhor é levar sua flauta a uma loja de instrumentos musicais.
  10. 11
    Compre uma flauta melhor. A qualidade do metal (seja níquel, prata, ouro ou até mesmo platina) e a mão de obra usada na fabricação da flauta afetam drasticamente o tom. Se você tiver uma flauta para iniciantes, considere comprar uma nova. Flautas profissionais e intermediárias são feitas com mais precisão e é mais fácil ter um bom tom em muitas notas. Algumas características a serem consideradas:

    • Chaves abertas em cima e chaves fechadas em baixo
      Sapatilhas de chaves abertas: Elas permitem que o ar atravesse quando não estiverem tampadas, ajudando a criar um tom mais cheio e ressonante. Chaves abertas também criam menos resistência de ar, por isso fica mais fácil tocar. Estas são muito recomendadas, mas exigirão um tempo de adaptação, pois será necessário cobrir as chaves totalmente com os dedos. Inicie com plugues nas chaves mais difíceis de alcançar para que você consiga tocar normalmente e tente tocar sem eles quando estiver praticando.
    • Alinhado em cima e desalinhado embaixo
      Sol alinhado: É apenas uma questão de preferência pessoal e não afetará o tom de modo algum. Uma sapatilha Sol alinhada apenas significa que ela será um pouco mais difícil de alcançar (veja a imagem à direita). Se você tiver mãos pequenas ou estiver acostumado(a) a tocar com o Sol desalinhado, não tem problema, você não precisa trocar de flauta por isso. O único motivo para um Sol alinhado ter preferência é por causa da aparência agradável das sapatilhas.
    • Pé em sí em cima e pé em Dó em baixo
      Pé em Sí: É possível comprar um pé com algumas sapatilhas extras que permitem que você toque um meio tom mais baixo que o normal (um sí). Esta é uma boa ideia porque você provavelmente encontrará essa nota em estudos mais avançados da flauta.
    • A chave gizmo é a pequena chave comprida mais próxima da foto.
      Chave Gizmo: Essa chave quase sempre está inclusa em um pé em sí e facilita tocar um Dó ou Dó# agudíssimos (da 5ª linha suplementar superior).[3]
    • Um mecanismo de Mi dividido indicado pela seta vermelha
      Mecanismo de Mi dividido: Um mecanismo de mi divide a ação das sapatilhas superior e inferior de Sol. Normalmente elas se fecham juntas; nesse mecanismo, isso não se altera, mas a sapatilha inferior pode fechar quando o Mi da terceira oitava for tocado. Isso fornece a ventilação ideal para essa nota e pode melhorar a afinação e o tom do flautista.[4]
    • Imagem intitulada Pied Piper 2111
      Qualidade do metal: A maioria das flautas de iniciantes é feita de níquel com ou sem banho de prata. A prata pura (prata maciça) é de qualidade superior. Se for comprar uma flauta intermediária, primeiro procure uma cabeça de prata maciça e corpo e chaves banhados à prata. Então, corpo e cabeça de prata maciça com chaves banhadas à prata e, por último, uma flauta toda de prata pura. Você também pode personalizá-la com diferentes teores de ouro, banho de ouro sobre a prata, platina e muito mais! (A platina faz a flauta ter um som mais escuro e mais poderoso e o ouro faz a flauta ter um som mais quente e doce).

      • A parte mais importante da flauta é a cabeça, então se você não puder pagar pelo corpo e pelo pé, procure melhorar ao menos a qualidade de metal dessa parte.

      • Algumas empresas vendem cabeças com "asas" no porta-lábios. Elas ajudam a direcionar o ar para dentro da flauta e minimizar a quantidade de ar que escapa, deixando o tom mais claro e sem som de ar.

      • Cuidado com porta-lábios "banhados" a ouro. Eles não afetam o tom, só embelezam a flauta.[5] No entanto, um melhor "quality riser", a "chaminé" que anexa o porta-lábios à cabeça, melhora o tom.


Nenhum comentário:

Comentário